sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mente excitada, oficina de demônios

Já contam mais de seis meses da minha última postagem. Não é que eu não goste de escrever, na verdade essa é a melhor forma de expulsar nossos “daimons” (demônios – perturbações e inquietações do espírito) ordenando que eles se transformem em palavras. É bem verdade que nem sempre eu consigo, aliás, muitas vezes eu não consigo. Em meio ao turbilhão de pensamentos e sentimentos faltam palavras e habilidade para ordená-las para que transubstanciem minha carne e meu sangue.

Porém, os limites da comunicação textual não são os principais obstáculos na hora de transformar idéias em texto. Ainda mais se este texto puder ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Evidente que não escrevemos para esconder os pensamentos, mas para expô-los, e fazendo isso expomos juntamente a nós mesmos e aos demais atores da nossa história.

As convenções sociais nos impõem inúmeros interditos sobre o que deve e o que não deve ser dito. E para ser honesto, tenho pensado em muitas coisas que desagradariam muitos dos olhos e mentes que porventura acessem meu blog. Mas podem ficar tranqüilos, meu superego é grande o suficiente para algemar minhas mãos quando minha cabeça pensa coisas proibidas (exceto algumas transgressões indomáveis do meu endiabrado id).

Em um dia não tão belo estava eu num congresso de adolescentes ou foi num culto na igreja, não lembro bem agora. Mas, recordo perfeitamente a aterrorizante pregação do pastor a me ameaçar com o fogo do inferno por conta dos meus pecados mentais. O eloqüente pregador guardou o tiro fatal para a última cena que veio em forma de pergunta: “como seria se seus pensamentos fossem expostos em um telão?”

Imagine como fiquei apavorado ao pensar que todos os irmãos zelosos pela pureza do corpo, da alma e da mente saberiam dos meus pensamentos libidinosos povoados por muitas partes de corpos de várias irmãs das quais eu me esforçava para desviar o olhar, sem muito sucesso é claro. Já pensou se todos soubessem que a minha fé inabalável escondia sérias dúvidas sobre céu, inferno, Deus, salvação, pecado e tantos temas caros à ortodoxia protestante? Pior! Se descobrissem que eu praticava (com alguma assiduidade) o hediondo pecado do derramamento da semente ao chão e só não chegava à fornicação por falta de oportunidade, como ficaria o meu testemunho de cristão?

Passaram-se alguns anos, muita coisa mudou, já não tenho mais problemas com meus pensamentos devassos. Meu problema agora é com meus pensamentos sobre as normas sociais. De vez em quando acabo cuspindo idéias ofensivas à santidade, à moral e aos bons costumes e os guardiões não perdoam. Se eu não quiser me tornar leproso social vou precisar continuar a guardar muito bem certas idéias que inquietam a minha mente. Quem sabe aqui e ali eu encontre alguns amigos loucos e santos que não se assustem com meus demônios.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus que mente louca!! kkkkkk
    Sempre lhe falo que muitas coisas que você pensa, incomodaria inúmeras pessoas, não por serem pensamentos errados ou loucos puramente (rsrsr) mas por inquietarem, iluminarem algo que desejamos esconder, encobrir, velar... contribuir para a descoberta de nós mesmos...
    Parabéns Mê!!! Maravilhoso texto!!!
    Estou ansiosa para ler a próxima publicação, porque você não pode nos privar tanto tempo da sua mente demoníaca! kkkkkkk
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, se todos os nossos pensamentos fossem expostos... NOSSA!!!!!!!!!!!!!! A formação de nossas personalidades esta atrelada a fatores ambientais, psicológicos, genéticos e biológicos. Com isso há a formação de um complexo de elementos que estão atreladas as nossas perspectivas e decisões... Em fim, os conflitos do id, ego e superego, nós fazem ser quem somos, mas também, estamos regidos pelas leis dos homens quanto a de Deus (o nosso criador) a partir daí tomamos decisões cabíveis para vivermos em sociedade, onde até mesmo com esse conjunto de leis não tomamos decisões favoráveis ao nosso semelhante, meio ambiente, entre outras coisas. O complexo de leis é tão relevante quando observamos os animais que vivem em sociedade. Daí me faço um questionamento. Como seriam os humanos sem tais regras de condutas? rsrsrsr não há resposta... Além do mais, é uma questão sem fundamentos, pelo o fato de sempre precisarmos um do outro para suprir nossas necessidades.
    VLW
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  4. Pablo, obrigado pela contribuição, excelente comentário. Óbvio que a vida em sociedade carece de normas e leis. Absurdo é quando a coerção social criada por Religião, Estado e Família nos impede de expressar nossa vitalidade, nossas potencialidades criadoras, nossas identidades singulares construídas a partir do grupo social e contra o próprio grupo. Nestes tempos em que novos ventos sopram sobre o pensamento e a vivência da sexualidade talvez nossas instituições devessem revolver o morfo e o ácaro das suas formulações, buscando promover a sexualidade como um dos domínios mais fundamentais da vida humana.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Binha só escrevi por sua causa! Obrigado por seu incentivo. Ah, devo lhe pedir desculpas antigas e futuras pelas tantas vezes que enchi sua cabeça com caraminholas que vc não entendia muito bem... rsrsrs
    É uma felicidade imensa ter vc como companheira!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Viva os “daimons” que habitam à nossa mente!!! Quero ir também nesse "bando" de loucos e santos (não sou corintiana! rsrs...) que se permitem vivenciar os seus demônios!
    Adorei o texto, irmão!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu não me assusto com eles Mê, eu gosto!!!KKKKKKKKKKK
    É muito bom ter vc como amigo, viu!!!
    "Senhor,Torna-me louco, irremediavelmente louco..."Frei Betto

    ResponderExcluir
  8. Que dádiva! Que benção! Amiga como vc Aninha é um maravilhoso presente! Que bom te conhecer!
    Kelly, nossa história já é longa hein! Não foram poucos os daimons que vc me ajudou a domar... E outros tantos que não puderam ser domados vc resolveu tb se deixar possuir para entender minha inquietação... Obrigado pela parceria de sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Messias, com um pouco de medo e uma certa humildade li o seu texto, com aqueles pensamentos e perguntas impossíveis na cabeça... espelho meu espelho meu, esse cara é mais louco do que eu??? Gostei muito...

    ResponderExcluir
  10. Valeuuuu irmão... não nos prive de seus pensamentos... escrevaaaaaa... rssss... muito bom isso aqui gostei dmais... Passei parte da minha vida exorcisando demonios q teimavam em aparecer em meus pensamentos... A Outra parte passo tentando resgatar o q havia de melhor em mim e que joguei fora...

    ResponderExcluir
  11. Éh meu camarada, tenho duas notícias pra vc, como sempre, uma boa e uma ruin, qr qual primeiro?

    Bom, a ruim é que essa lepra ai não tem cura, não dá pra calar aquilo que se É...

    E a boa é que ela pega. rsrsrs então não guarde suas idéias, quem sabe vc não conquiste ainda mais amigos loucos com elas?

    Grande abraço meu lindo, sou seu fã... rsrs

    ResponderExcluir
  12. Léo meu nego, sua amizade é uma alegria. Acho q vc tem razão, parece que depois que lhe colam o rótulo de leproso, nunca mais vc se livra da doença! Marquinhos, seu companheirismo e seu diálogo sempre fecundo e iluminador me ensinam todos os dias...
    Marcos (o Monteiro) suas idéias e sua vida expressam um paradoxo tão enigmático e incompreensível que causa nós mentais a conservadores e progressistas. Obrigado pelos ensinamentos e pela amizade!
    Xêro para todos e obrigado pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  13. Meu Deusssss!!!! Messias já é tudo de bom, ainda mais nu, pelado, fazendo striptease pra gente!!!!! AAAAaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!! Binha amigaaaa!!! Tá passando bem heinn!!!! hauhauhauhauhauha

    Mê... um prazer ler vc!! Sua descaração séria e comprometida com seus daimons, com seus pensamentos loucos, com sua mente criativa, vivaz, audaz... me deixa super contente e otimista com a vida!!! Amizade louca e santa que me faz cuidar/cultivar cada demônio!!! rsss

    Adorei o novo visual do Blog!!! Adorei a versão de: Os Messias: O Retorno!! kkkkk

    Te gosto muuuuuiiitttooooo!!!!!

    "Meus amigos são semi-irmãos" Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  14. Netinha, como eu já disse vc não comenta, seu espírito sai de vc e se materializa no blog! rsrs
    Incrível como posso te ver em suas palavras, aliás, posso sentir a intensidade da sua entonação, sua expressão sempre calorosa e cheia de afeto... E, é claro, eu adoorooo!!!
    Fico fascinado e encantado com a sua exuberância em tudo que faz e vive! Conviver com vc é aprender que a vida sempre pode ser mais!!!
    Xêro gostoso!

    ResponderExcluir