terça-feira, 7 de junho de 2011

O que dizer sobre a desigualdade social no Brasil?

Um amigo que estuda Serviço Social me pegou de supetão com estas perguntas e senti que são questões das quais não podemos nos esquivar. Esta aí o que me ocorreu na hora!

1. O que você entende por “Questão Social”

Se tratarmos do tema considerando apenas a sua configuração atual, podemos dizer que a questão social consiste, sobretudo, nas formas, circunstâncias e condições em que se dá ou não o acesso das classes/grupos/pessoas aos bens materiais e imateriais produzidos pelo conjunto da sociedade, dependendo as suas condições de vida diretamente deste acesso. Porém, outro aspecto importante a destacar é a disposição destas classes/grupos/pessoas no seio da sociedade, em termos de força política, participação nos processos decisórios, relações de força mais ou menos equiparadas ou extremamente desiguais, dentre outros fatores de organização social. Lembrando que a questão social não se desprende das questões étnicas, das questões de gênero, e do problema econômico.

2. Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles? Dê alguns exemplos.

Neste ponto não há como fugir à análise histórica. Nossos problemas sociais são resultantes de um modelo socioeconômico baseado na exploração da natureza e das pessoas em função do acumulo de riquezas. Do capitalismo mercantil ao atual modelo pós-industrial, amparado pelas sociedades neoliberais, a exploração externa de países ricos sobre países pobres e a exploração interna de classes dominantes sobre classes subalternas vem se sofisticando e criando hegemonias para se perpetuar. Todos os problemas sociais podem ser resumidos numa palavra: desumanização, que é expressa desde o problema ecológico, ao trabalho escravo, trabalho infantil, desemprego, subempregos, miséria crônica, pobreza, falta de acesso à educação e saúde de qualidade, falta de segurança, habitação, dentre tantos outros direitos básicos, garantidos pela constituição e até agora ausentes da vida da grande maioria dos brasileiros.

3. O que gera tanta desigualdade no país?

Já comecei a responder esta pergunta. Mas, para ser sintético, digo em uma frase: a absurda concentração de renda! Temos um país rico, estamos figurando entre as 10 maiores economias do mundo e com níveis de desenvolvimento humano comparáveis a países africanos paupérrimos. É preciso distribuição de renda efetiva, pois Fome Zero não basta, embora como medida de urgência surta seus efeitos. É preciso taxar grandes fortunas, diminuir ganhos de bancos e empresas, transferindo parte maior dos resultados da riqueza produzida aos trabalhadores. Precisamos realizar reforma agrária, formar cidadãos, desenvolver a democracia, pluralizar os meios de comunicação, reconhecer os direitos das minorias, dentre tantos outros problemas sociais urgentes que temos.

E vocês o que dizem?

2 comentários:

  1. Provocativo, reflexivo e norteador em seus questionamentos. Parabéns Meu Peixe pela clareza de ser.
    Sempre bom ler seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir